quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Projeto Rutas 2014 - O percurso

Estamos em fase final de elaboração do roteiro. Existem algumas dúvidas em relação especialmente aos trechos que chegam e saem do Salar de Uyuni. A principio vamos optar pelas rotas de rípio, mas chegando lá iremos nos informar sobre o estado das estradas e se necessário faremos desvios por rotas asfaltadas. No caso desses desvios serem necessários a quilometragem geral vai subir bastante, mas a ideia é ter sempre a segurança como prioridade.
Outro trecho grande e crítico de rípio será o passo San Francisco que conta com 280 km de rípio sendo que nos 470 kms que levam até Fiambala não existem postos de combustível.
Em relação ao caminho traçado no Google Maps existe uma diferença no trecho entre Villa Maria e Colônia de Sacramento. Nosso planejamento envolve passar por Buenos Aires e fazer a travessia de balsa e não ir por terra como o Google sugere.






2 comentários:

  1. Rodrigo, fiz ushuaia em janeiro/13 com uma G650GS, o grupo era de 6 motos. Foram 16.000km, o roteiro incluía paso san francisco, legal pelo desafio mas, após ler muitos relatos, acabei optando por fazer paso los libertadores(Mendoza-AR/Santiago-CH)sozinho, muito bonito(los caracoles, vários vilarejos, Aconcagua, etc), não me arrependi. Dos 5 que saíram pra cumprir o roteiro, 3 voltaram pois, 1 se acidentou, já os 2 que fizeram, compraram varios terrenos tipo uns 3 cada, falaram que a estrada estava em obras para pavimentação, com vários desvios e neles o rípio tava muito ruim, muita pedra solta(fôfo). Não comentaram comigo nada sobre ter sido legal ou bonito. Levaram o dia inteiro pra fazê-lo e ficaram um dia parados pra se recuperarem, afinal ficar levantado motos com quase 300kg deve ser cansativo. 470km sem posto de gasolina, só a Adventure com seus 33lts consegue fazer, voce terá que levar um "bidon" de 5 ou 10lts, não tem restaurante no caminho, leve comida. Ah, ainda tem a altitude que chega a 4.500mts se não me engano, tem gente que passa mal, espero que não seja seu caso mas, se for como vai resolver?
    Fazer essa travessia exige muito planejamento, terão que sair bem cedo pois, se perderem da hora a aduana/imigração, eles fecham e voces não podem passar.
    No mais, desejo a vcs uma ótima viagem, vc irá se apaixonar pelo mototurismo.
    Abrs Akira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Akira. Muito obrigado pelas dicas! Então, quanto ao San Francisco, estamos realmente pretendendo levar pelo menos 10 litros de gasolina cada moto, isso aumentaria a autonomia da minha Explorer pra no mínimo 450km (ela esta fazendo média de 17 por litro, mas calculo que no rípio em baixa velocidade isso deva cair pra uns 15 ou menos). Espero que nesse último ano que separou a aventura de vcs da nossa muita coisa ja tenha sido concluída em termos de pavimentação. Li relatos recentes e parece que a coisa esta um pouco mais fácil (ou menos difícil kkkk) inclusive teve um grupo que fez a travessia com uma Suzuki estradeira (aquela bandit carenada) que não me lembro o modelo exatamente. Também ouvi alguns relatos cabeludos em relação aos trechos de rípio que vamos pegar pra chegar e sair de Uyuni, mas ja combinamos com o grupo que a medida que formos chegando nos lugares vamos nos informar melhor e podemos fazer alterações no percurso sem problema. Muito obrigado pelo interesse e continue acompanhando a viagem. abs Rodrigo

      Excluir