sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Equipando a moto


Bom, depois que vc determinou qual a moto vai usar na sua aventura vem a parte de seleção, aquisição e montagem dos equipamentos opcionais. A moto ja esta praticamente pronta para a viagem e sendo assim posso apresentar pra vocês os equipamentos que escolhi e explicar a razão pela qual cada um foi comprado.

1 - Protetor de motor
Existem basicamente 3 opções de protetores disponíveis e facilmente achados aqui no Brasil.
A primeira é o protetor original da Triumph. Cheguei a ver de perto mas, apesar de ter achado bastante reforçado, não gostei do fato de proteger só a parte inferior do motor deixando desprotegido o tanque e a parte superior do motor.
A segunda é o SW-Motech que não cheguei a ver pessoalmente mas tenho certeza que deve ser excelente ja que a marca possui ótima reputação pelos seus produtos. O porém nesse caso foi mesmo o preço. Ele pega só a parte superior do motor mas protege bem o tanque e como fica bem saliente deve evitar que a parte do motor seja atingida em caso de queda.
A terceira é o protetor da Givi, que foi o escolhido. Ele protege toda a lateral do motor chegando até a parte inferior do tanque. Muito bem acabado e com aparência bastante robusta. A única crítica fica na necessidade de se trocar o protetor de cárter pois ele não casa com o original (mais sobre isso adiante).

aqui se vê o protetor de motor e o de cárter ambos da marca Givi.

2 - Protetor de Cárter
Sinceramente, para o meu uso pretendido da moto, não acho que existisse necessidade de colocar um protetor assim tão reforçado, mas o original não poderia ser mantido se eu optasse pelo protetor de motor da Givi e como a soma do preço dos dois protetores da Givi praticamente batia com o preço do protetor de motor da Motech a escolha não foi das mais difíceis. ;-)

3 - Protetor de mão
Aí foi dez a zero entre o Motech e o original. O Motech tem alma de alumínio (uma senhora barra por sinal) e capa em plástico, ja o da Triumph é somente plástico sendo útil somente pra proteger do vento e oferendo quase nenhuma proteção em caso de queda (mãos e manetes).



4 - Faróis auxiliares
Optei pelos originais pois, ja que envolvem alteração no sistema elétrico da moto, preferi fazer a instalação na concessionária evitando assim qualquer questão relativa à garantia da mesma. Quanto ao funcionamento não posso comparar, mas os originais são muito bonitos e vem com uma proteção em chapa de aço bem reforçada.

5 - Baús ou alforges laterais e superior
Li em alguns fóruns internacionais que os proprietários de baús originais não estavam satisfeitos com a qualidade, a forma de fixação e a durabilidade dos mesmos, e portanto descartei essa opção logo de cara. Os baús da Triumph são muito bonitos mas não devem ser usados para viagens que incluam off-road pois muito dificilmente resistirão a um tombo. Alias essa é uma questão chave na escolha dos baús, pois percursos exclusivamente asfaltados permitem a escolha de um equipamento mais barato e menos reforçado. Já percursos principalmente off-road e com grau de dificuldade mais elevado costuma exigir alforges moles feitos de cordura pois nesses casos, em que são previstos muitos tombos, nem os mais reforçados aguentam. Optei, no fim das contas, pelos Givi Outback nas laterais e pelo Givi Treker como bauleto superior ja que esse fica menos exposto em caso de tombo. O acabamento de ambos é impecável assim como a qualidade do material empregado. Como na vida não existe milagre o preço é proporcional a qualidade do equipamento.



Falta chegar ainda o banco de gel (original da Triumph) e o protetor de farol, também original, que estão vindo de fora. 

3 comentários:

  1. Rodrigo

    Estava dando uma olhada no teu blog, tb sou proprietário die uma Tiger Explorer 1200. Agora em janeiro fiz uma viagem com minha esposa pela região dos 7 lagos, Sul da Argentina e Chile. E um item que me deixou decepcionado foi o banco. Muito desconfortável. Eu tinha uma DL 1000 e após 57000km de viagens pela Argentina, Uruguai Paraguai e Chile não me representava desconforto.
    Como falasse que comprasse o banco confort fora, tivesse algum problema com alfândega?
    Saudações e parabéns pelo blog

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  2. Luiz. Realmente o banco, para grandes distâncias, não é grande coisa. Sinto te informar que o de gel não melhora quase nada. Não vale a pena comprar. Comprei uma almofada Airhawk que acho que vai ser a salvação.

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  3. Moto equipada é a melhor coisa... o bom de adiantar tudo isso já, é não ter dor de cabeça em horas inadequadas.

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