quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Da escolha da moto


Lendo os blogs disponíveis sobre moto turismo podemos ver que o pessoal se aventura por aí com os mais variados tipos de moto. Lí, por exemplo,  relatos de viagens para Ushuaia de Harley Daividson e até de viagem na transamazônica usando uma Tenere 250.
Na verdade antes de decidir o tipo de moto mais indicado você tem que considerar o tipo de roteiro que acredita que vai compor a maioria de suas viagens, mas na maior parte das vezes, as motos mais indicadas são as das categorias Touring e Big Trail.

Roteiros totalmente asfaltados e com boa condição de pavimento são o habitat perfeito para as Touring; que em geral são motos de grande cilindrada e totalmente carenadas. Essas motos costumam oferecer grande conforto assim como uma enormidade de itens que facilitam a vida de qq viajante, tais como manoplas e banco aquecidos, ar quente, som, gps e etc. Infelizmente com o asfalto precário que encontramos aqui pelas nossas bandas esse tipo de moto acaba sofrendo um pouco, já que contam com suspensões de pouco curso e rodas menores.

As Big Trail por outro lado são motos capazes de oferecer conforto muito próximo ao das Touring possibilitando ainda que o roteiro conte com estradas pavimentadas em más condições e estradas de terra assim como trilhas.
Nessa categoria costuma-se incluir uma variedade muito grande de motos, em geral a partir de 600cc até 1200cc sendo que em geral as maiores tem vocação melhor pra asfalto, ou seja, se seus percursos vão envolver grandes deslocamentos off-road talvez seja melhor optar por uma moto mais leve e de menor cilindrada com é o caso da XT 660 Tenere e até da BMW F800gs. Algumas motos de maior cilindrada como a KTM Adventure e a Yamaha XT1200 possuem uma proposta mais voltada ao fora de estrada e podem proporcionar conforto no asfalto aliado a um comportamento satisfatório na terra.
Nessa categoria existe uma moto que é praticamente um consenso... a BMW gs 1200. Estando no mercado a muitos anos, e tendo enfrentado milhões de quilômetros em todos os continentes desse planeta, a GS vem ganhando praticamente todos comparativos entre as big trails publicados pela imprensa especializada. Suas grandes qualidades são o centro de gravidade baixo devido ao motor boxer de 2 cilindros opostos e sua suspensão telelever na dianteira. O grande defeito da GS é o preço... totalmente fora de cogitação pra mim, então nem vou perder muito tempo falando dela... kkkkk

Outra categoria relativamente comum nos roteiros de moto turismo é a das custom. Não tenho grande afinidade e praticamente nenhuma experiência com esse tipo de moto. Ao meu ver são motos concebidas com um fim muito específico (cruzar grandes distâncias retas e planas no oeste americano) e por isso acabam sendo tecnicamente inferiores às outras opções. Suspensões em geral são de pequeno curso, o motor tradicionalmente bicilindrico em V gera muita vibração, a posição de pilotagem e a geometria da moto não permitem que ela incline o suficiente pra fazer curvas de maneira satisfatória e o angulo de caster muito aberto a torna pouco manobrável.

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