terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Burocracia

faltam 17 dias para a data da partida e agora na reta final começa aquela correria pra acertar os detalhes finais. Mas não é só com a moto e com os equipamentos que o mototurista tem que se preocupar, cada país exige documentos diferentes e especiais para se transitar em seu território. Achei interessante explicar o que são, pra que serve e como providenciar cada um desses documentos... então vamos lá!

PID - Permissão internacional para dirigir
O que é: Uma espécie de carteira internacional de habilitação. é aceita e pode ser exigida (ou não) na Argentina, Chile e Bolívia.
Onde fazer: Pela Internet no site do Detran (SP) ou pessoalmente no Detran de cada estado.

Carta Verde
O que é: Seguro obrigatório contra terceiros exigido para circular na Argentina
Onde fazer: com a sua seguradora aqui no Brasil mesmo

Soapex
O que é: Seguro obrigatório contra terceiros exigido para circular no Chile
Onde fazer: com uma seguradora Chilena, pela internet com cartão de crédito internacional

Carteira Internacional de vacinação (Febre amarela)
O que é: Certificado valido internacionalmente que comprova vacinação contra febre amarela é necessário para entrar na Bolívia.
Onde fazer: pode ser feito em muitos postos de saúde, mas só em postos da Anvisa se emite o certificado internacional, então se optar por se vacinar em um posto qualquer depois é necessário levar a carteira nacional em um posto da Anvisa para fazer a internacional. Para mais detalhes e endereços consulte o site da Anvisa. (para moradores da cidade de SP recomendo ir ao HC onde eles fazem a vacinação e ja emitem a carteira internacional na hora)
Ps. Quem optar pela agencia da Anvisa no Aeroporto de Congonhas o melhor horário é no meio da manhã, pois na hora do almoço fica muito cheio. Faça o cadastro previamente no site da Anvisa para facilitar.

Além de tudo isso é importante consultar a seguradora do seu veículo para saber se seu seguro conta com extensão de perímetro para outros países. Algumas seguradoras oferecem esta extensão sem custo, outras cobram uma taxa que irá depender dos países a serem visitados e da duração da viagem (caso da Porto Seguro para motocicletas, pois automóveis tem extensão gratuita) e outras ainda não oferecem.
Alguns membros do grupo estão enfrentando grandes dores de cabeça com isso. Temos um segurado da Sulamérica que não contará com cobertura na Bolívia e outro com seguro do Banco do Brasil que não terá cobertura nenhuma na parte internacional da viagem.

Outro detalhe importante. O Uruguai passou este ano a exigir uso de colete reflexivo para todos os condutores de motocicletas.

4 comentários:

  1. Também vou para a Bolivia e estou Com Dificuldade de comprar o SOAT. Como vocês vão fazer?

    ResponderExcluir
  2. Opa Wladimir... Esse aí eu não to sabendo... kkkkkk Vou dar uma pesquisada.

    ResponderExcluir
  3. Wladimir, uma rápida googlada resolveu nosso problema. Veículos estrangeiros que entram na Bolívia por período inferior a 30 dias são dispensados do SOAT. Abs!

    ResponderExcluir