terça-feira, 4 de março de 2014

4o dia - Pres. Roque Sães Peña - San Salvador de Jujuy

Saindo do Chaco


O dia teve uma quilometragem alta mas conseguimos fazer o tempo render mais pq foi o finalzinho do Chaco e a estrada tinha quase nenhum movimento. Inacreditavelmente acordamos pela manhã com chuva e frio. Dês do inicio do planejamento, quando comecei a pesquisar na internet sobre o roteiro a coisa que mais me preocupava era a grande variação de temperaturas que teríamos que enfrentar. No Chaco, na semana anterior as temperaturas estavam passando dos 40 graus e no Atacama as noites beiravam os zero graus.
Mas na verdade o que aconteceu foi que a uns 50km de Saen Peña tivemos que parar e colocar as luvas de frio pq a chuva apertava de tempos em tempos. Esse trecho final do Chaco foi o primeiro em que tivemos que enfrentar estradas em más condições, mas mesmo assim nada de mais.
Viemos num rit mo bom até chegar a Jujuy onde o Eric conseguiu um contato de um engenheiro mecânico que também é motociclista e tem uma oficina no fundo da casa dele para tentarmos resolver o problema do câmbio. Foi aí que nosso planejamento todo começou a ir por água abaixo. O Sr. Miguel disse que poderia fazer um serviço provisório mas que de maneira nenhuma recomendava que pegássemos o Rípio que estávamos planejando, pois o câmbio poderia voltar a quebrar a qualquer momento e em um trecho mais inóspito teríamos sérios problemas pra conseguir resgate. Outra opção seria retirar o eixo e fazer uma solda e retífica, mas pra isso precisaria abrir o motor e esperar que o feriado de carnaval terminasse para conseguir um torneiro. E mesmo isso não garantiria um serviço 100%, sendo que o conserto definitivo se daria somente pela troca da peça.
Sendo assim nosso planejamento todo desabou, já que a ida para Uyuni, a ida de Uyuni para o Atacama e depois na volta o Passo San Francisco são todos de rípio e muito isolados com pouquíssimo movimento. Nesses lugares uma pane mecânica nos obrigaria a abandonar a moto lá para não correr o risco de ter que passar a noite no deserto a mais de 3000m de altitude.
Decidimos por fim que o Rogério e o Marcelo seguiriam para Uyuni enquanto eu fico com o Eric aqui em Jujui conhecendo a região, para depois nos reencontrarmos no Atacama. o conserto provisório da moto só saiu lá pelas 18:00 e nossa primeira refeição decente do dia só foi sair as 21:00 horas.... vida de motoqueiro não é fácil... nesse meio tempo ficamos sobrevivendo de barrinhas (e não muitas) kkkkk....

Nenhum comentário:

Postar um comentário