sexta-feira, 7 de março de 2014

8o dia - Purmamarca - San Pedro de Atacama

Ontem tínhamos combinado de nos encontrar com o Marcelo e com o Rogério na pousada em Purmamarca. Logo que achamos a pousada mandei mensagem de SMS pro Rogério com os dados da pousada. Eles tinham dito pela manhã que sairiam lá pelas 9:00. esperamos por eles até as 21:00 pra ir jantar e nada... Jantamos, fomo dormir e nada. lá pelas 23:00 já estávamos dormindo quando aparece uma mensagem no meu celular do Rogério dizendo que eles tinham chegado na cidade e que estavam procurando pela pousada. Levantei rapidinho e fui pra rua ajudar eles a achar a pousada. No final eles levaram mais de 13 horas pra percorrer os 750km do Uyuni até Purmamarca! a aventura deles vai ser postada pelo Rogerio em detalhes aqui www.motocicletaeaventura.blogspot.com.br. (ahhh detalhe... chegaram e não tinha água na pousada pra tomarem banho... foram dormir sem jantar e sem banho).
Bom... fato é que hoje acordamos um pouco tarde a saímos sem pressa. O deslocamento foi pequeno (perto de 400km) mas sabíamos que ia demorar porque, além de ter o tempo que sabíamos que iriamos perder nos tramites burocráticos na fronteira, planejamos muitas paradas para fotos.
Realmente esse trecho da viagem foi de longe o mais bonito, na verdade acho que nunca passei por uma estrada como essa... a paisagem muda muito e só vai ficando melhor.
No início existe uma subida em caracol chamada Cuesta de Lipan, depois se atinge os altiplanos andinos onde encontramos salares e planícies com muito pouca vegetação onde podemos ver bandos pequenos de Lhamas e Vicunhas, por vezes próximos até demais da estrada. Depois mais uma "serra" e chega-se ao complexo fronteiriço do Passo de Jama. Lá abastecemos e gastamos quase uma hora pra cruzar a fronteira. Encontramos um grupo grande de motociclistas de Campinas com BMWs e com as esposas na garupa, um grupo muito animado chamado Friday's Vagabonds. cruzamos com 3 acidentes com caminhões apesar do movimento na estrada ser muito pequeno.
À medida que nos aproximamos do Atacama as últimas vegetações foram sumindo até que a paisagem virou um deserto total. Passando por aqui se entende pq o Dakar mudou da África pra cá... nunca ví uma paisagem tão vasta e tão deserta.... roda-se centenas de quilômetros sem ver uma casa ou outra coisa...
O final da estrada é em descida por vários quilômetros margeando o vulcão.

Ahhh detalhe... Sofremos um pouco com a altitude. O negócio é ficar bem hidratado e evitar álcool e bebidas cafeinadas no dia e na véspera, mas mesmo assim dá uma baita dor de cabeça e um pouco de tontura e enjoo... um paliativo legal que encontramos foi a balinha de folha do coca, ajuda bastante

Como sempre as fotos e vídeos são muitos e a internet aqui não é grande coisa, mas vamos tentar subir algumas fotos... (estão em ordem inversa)










Nenhum comentário:

Postar um comentário