quarta-feira, 5 de março de 2014

6o dia - San Salvador de Jujuy - Quebrada de Humauaca

Hoje dormimos tranquilos até as 8:00. Tomamos café sem pressa e carregamos as motos para partir rumo à Humauaca em ritmo de passeio. a manhã inteira pra percorrer só 130km! Que delícia!
Passamos a saída para o passo Jama e seguimos pela Ruta 9 o visual estava espetacular e ao chegar perto de La Tilcara reparei alguns carros atravessando por dentro do rio pra chegar a uma ruazinha na outra margem. Buzinei pro Eric sinalizando e achando legal a aventura. um quilometro pra frente descobrimos pq as pessoas estavam fazendo aquele desvio, havia um bloqueio na estrada. Pessoas exigindo a construção de um hospital, se não me engano. Fizemos a volta e fomos para a beira do rio também para tentar cortar por dentro da cidade e sair na estrada à frente do bloqueio.
Depois de observar alguns carros e caminhões passarem chegamos a conclusão que abrir mais pela direita seria a opção mais acertada pela menor profundidade do rio. Nosso medo não era tanto a profundidade, mas como a água era turva temíamos acertar uma pedra grande com a roda da frente perder o equilíbrio e tombar com a moto na água gelada que chegava a uma altura pouco acima do joelho.
Coloquei a Gopro na frente da moto pra filmar a tragédia e me enfiei na água. a travessia foi absolutamente tranquila! Cortamos por dentro de Tilcara e saímos na estrada la na frente...primeiro sucesso do dia.
Seguimos fotografando e curtindo o visual até chegar em uma parada de estrada onde havia loja de artesanato e restaurante, lá compramos algumas bugigangas e seguimos viagem, só que pra nossa surpresa a uns 2kms da parada havia outro bloqueio. Conversei com o policial que cuidava do transito e ele me formou que o protesto deveria acabar em uma hora. Voltamos pro restaurante para almoçar e esperar a liberação da estrada.... Cardápio? empanadas de entrada e carne de lhama como prato principal. Gostamos bastante!!
Chegamos a Humauaca e achamos muito facilmente um hostel que a Suzana lá Jujuy tinha recomendado. Não tão bom quanto o dela e um pouco mais caro, mas esta valendo.
Tiramos os bauletos da moto e deixamos a moto do Eric aqui na pousada e seguimos pra conhecer o Mirante de Hornocal, distante 25km de estrada de rípio do hotel. Logo de cara um susto... areião fofo! a moto balançou mas deu pra segurar... A subida foi muito sofrida com a moto escorregando muito, mas o visual la em cima compensou os 25kms de buracos e pulos... Que visual! (se a internet aqui da pousada permitir vou subindo as fotos ainda hoje... são muitas). Lá em cima aos 4.340m de altitude sentimos um pouco de tontura e falta de ar. Na descida lembrei de baixar a pressão dos pneus pra melhorar a aderência e parecia que a moto tinha virado outra!! descemos com o dobro da velocidade da subida e sem sustos!

vamos ás fotos!!!

 visual da ruta 9

visual da ruta 9

Vai uma carninha de lhama?

Não tava muito a fim de papo. Acho que o almoço era primo dela... kkkk

Rípio que leva ao Mirador Horocal






Um comentário: